2352
Donosti cup

Verifique se o seu registro

Donosticupwww.donosticup.com

5 NOV.

Regulamento

 1. Regulamento do Torneio

O Torneio Internacional de Futebol Base Donosti Cup reger-se-á segundo as normas da FIFA da Federação Espanhola de Futebol (FEF.). O referido regulamento faz referência às competições de futebol 11 e de futebol 8.

2. Sistema de Competição

As equipas serão divididas em grupos de 4 ou 5 equipas cada um, que se enfrentarão numa liga com uma só volta. Estes jogos podem-se disputar em três ou quatro dias. Por exigências de calendário uma equipa de um grupo de 5 poderá jogar 2 jogos num mesmo dia. O 5º classificado ficará automaticamente eliminado. O 1º e 2º de cada grupo classificar-se-á para a fase de Campeões. O 3º e 4º de cada grupo disputarão a fase Play Off B.

Pontuação dos jogos

· Jogo ganho:                       3 pontos.
· Jogo empatado:                 1 ponto.
· Jogo perdido:                     0 pontos.


3. Divisão das Categorias

Masculinas
B18 Rapazes nascidos depois de 1-1-2001
B16 Rapazes nascidos depois de 1-1-2003
B15 Rapazes nascidos depois de 1-1-2004
B14 Rapazes nascidos depois de 1-1-2005
B13 Rapazes nascidos depois de 1-1-2006
B12 Rapazes nascidos depois de 1-1-2007
B11 Rapazes nascidos depois de 1-1-2008
B10 Rapazes nascidos depois de 1-1-2009
 
Femininas
G18 Raparigas nascidas depois de 1-1-2001
G16 Raparigas nascidas depois de 1-1-2003
G14 Raparigas nascidas depois de 1-1-2005
G12 Raparigas nascidas depois de 1-1-2007

Duração dos encontros

2 x 25 min. (TODAS AS CATEGORIAS)

Duração dos descansos

4 min. (TODAS AS CATEGORIAS). Todos os descansos terão lugar no terreno de jogo.

4. Autorizações especiais

Está permitid que um jogador inscrito no torneio participe em duas equipas do mesmo clube sempre que estas sejam de categorias diferentes se siga o procedimento de inscrição indicado no artigo nº 12.

As equipas das categorias B18 e G18 poderão inscriçar para cada equipa um máximo de tres jogadores ou jogadoras que excedam em um ano a sua categoría.

As equipas das categorias B16, B15, B14, B13, G16 e G14 poderão inscrever um máximo de 2 jogadores/as um ano maiores do que o correspondente à sua categoria.

Nas categorias B12, B11, B10 e G12 não se permitirão jogadores com idades superiores à permitida para a sua categoria.

Nas categorias B10, B11 e B12 poderão inscrever-se equipas femininas ou mistas, sempre que cumpram os limites de idade correspondentes às categorias.

Não está permitida a participação de participantes masculinos em nenhuma categoria feminina. Nas categorias masculinas B13 e B14 será permitida a participação de 2 participantes femininas, como máximo, em cada uma das equipas.
 

5. Critérios de classificação

1ª Fase (Liga)

Em caso de empate por pontos entre duas ou mais equipas na classificação final, os critérios de classificação a adoptar para resolver o empate serão os seguintes:

  • 1º- Diferença de golos a favor e em contra, tendo em consideração todos os encontros (gol average geral).
  • 2º- Maior número de golos marcados tendo em conta todos os encontros.
  • 3º- Resultado dos encontros jogados entre as duas equipas (gol average particular).
  • 4º- Fair play. Menor pontuação em matéria de sanções disciplinares. (Ponto 11)
  • 5º- Sorteio informático.


2ª Fase (Play Off)

Os encontros da Fase Final que terminem com um empate serão decididos directamente pelo lançamento de grandes penalidades, sem lugar a prolongamento, segundo as normas da FIFA. 

Número de jogadores e equipa técnica

Futebol de 11

Uma equipa poderá inscrever em acta um máximo de 20 jogadores por cada encontro. De igual modo, poderão inscrever-se em acta um máximo de três pessoas da equipa técnica. Serão permitidas as substituições de forma rotativa, isto é, um/a jogador/a substituído/a poderá voltar a entrar em jogo. As substituições deverão realizar-se num máximo de três ocasiões, além do período de descanso, podendo utilizar-se em benefício próprio o momento em que a equipa contrária solicitar autorização para proceder às suas substituições. Todas as substituições devem realizar-se desde o centro do campo, solicitando autorização ao árbitro, e quando o jogo se encontrar parado.

Futebol de 8

Nas categorias B12, B11, B10 e G12 podem participar um máximo de 16 jogadores em cada encontro. De igual modo, poderão inscrever-se em acta um máximo de três elementos da equipa técnica. Serão permitidas as substituições de forma rotativa, isto é, um/a jogador/a substituído/a poderá voltar a entrar em jogo. As substituições deverão realizar-se num máximo de três ocasiões, além do período de descanso, podendo utilizar-se em benefício próprio o momento em que a equipa contrária solicitar autorização para proceder às suas substituições. Todas as substituições devem realizar-se desde o centro do campo, solicitando autorização ao árbitro, e quando o jogo se encontrar parado.

7. Atas do torneio

Todas as atas do torneio se farão por computador, utilizando o sistema e o programa do torneio (online). Para este efeito, os delegados das equipas deverão proporcionar às pessoas da organização a LISTA DE JOGADORES OFICIAL DA DONOSTI CUP, com os correspondentes dorsais, meia hora antes do início do jogo. Antes de cada jogo, cada equipa deverá obrigatoriamente proporcionar a informação sobre os jogadores e técnicos que participarão no encontro e que constarão na ata, para que possam ocupar o seu lugar no banco. É igualmente obrigatório comprovar o resultado na ata, bem como os cartões exibidos, junto do árbitro e da organização, no final do jogo.

8. Equipamento

Todas as camisolas serão numeradas, devendo os números coincidir com os indicados na acta do encontro. Os números deverão ser colocados nas costas. No caso de coincidência de equipamentos, a equipa visitante (2ª no enunciado do partido) deverá mudar de camisola. A cor do equipamento das equipes pode ser consultada na web.

9. Terrenos de jogo

Com excepção de Anoeta, Miniestadio de Anoeta, Oiartzun e Stadium Gal, que é de relva natural, os restantes campos são de relva artificial. Nestes campos de relva artificial está proibido jogar com tacos de alumínio, e as botas devem possuir tacos de borracha.

10. Pontualidade

Os horários serão cumpridos com o mais absoluto rigor. As equipas deverão estar preparadas 15 minutos antes do início do encontro. Caso contrário, e se a organização entender que não existe qualquer causa que justifique uma incomparência, o encontro será dado como perdido para a equipa infractora, com um resultado de 3 – 0. Os descansos dos encontros de Futebol de 11, bem como os de Futebol de 8, terão uma duração de 4 minutos. Todos os descansos terão lugar nos terrenos de jogo.

5 minutos antes do início de cada jogo, as duas equipas deverão estar preparadas no túnel de acesso ao campo, para sair desfilando junto ao árbitro do encontro. A um sinal do árbitro, as equipas sairão atrás deste ao terreno de jogo, em duas filas. Antes de proceder ao sorteio do campo as equipas formarão duas filas voltadas para o público, e farão uma saudação desportiva.

11. Sanções-regime disciplinar

O jogador que seja expulso do terreno de jogo devido a um cartão vermelho directo será suspenso por um ou vários encontros, ou expulso do torneio (segundo a causa da expulsão). O jogador que ao longo do Campeonato acumule três cartões amarelos será suspenso para o encontro seguinte. Os cartões são acumuláveis durante todo o torneio, e não serão retirados nas fases seguintes.

O jogador que tenha uma sanção que lhe impeça de participar num ou em vários encontros não poderá jogar nenhum encontro em nenhuma categoria até cumprir a sanção na categoria em que estiver inscrito. No caso de estar inscrito em várias categorias, ser-lhe-á aplicada a sanção na categoria correspondente à sua idade.

Futebol de 11

Se uma equipa ficar reduzida a apenas 6 jogadores, o encontro será suspenso, ficando a resolução do mesmo pendente da decisão do comité de competição do torneio.

Futebol de 8

Se uma equipa ficar reduzida a 5 jogadores, o encontro será suspenso, ficando a resolução do mesmo pendente da decisão do comité de competição do torneio.

Em caso de empate, e como quarto critério de classificação, a acumulação de cartões terá um valor negativo para a classificação (Fair Play), sendo atribuído o valor de 1 ponto a cada cartão amarelo, de 2 pontos a um duplo cartão amarelo, e de 3 pontos para cada cartão vermelho directa. A soma destes pontos far-se-á exclusivamente mediantes os relatórios de sanções da organização.

Se uma equipa demonstrar uma atitude violenta durante a competição (protestos incorrectos contra as decisões da equipa de arbitragem, confrontação com os responsáveis das equipas, e especialmente com os membros da organização, etc.) poderá ser automaticamente expulsa da mesma. Todos os casos de expulsão grave serão comunicados à Federação Nacional do país do jogador afectado. No caso de uma atitude violenta por parte de jogadores inscritos na federação territorial Guipuzcoana, os casos serão comunicados a esta, com a indicação dos nomes e apelidos dos implicados, correspondendo a esta federação e ao seu órgão sancionador impor as pertinentes sanções disciplinares.

Os delegados das equipas serão responsáveis pela atitude e pelo comportamento dos seus jogadores para com os árbitros, companheiros de equipa, adversários, público, organização e materiais das instalações desportivas (vestiário, bancos, terrenos de jogo...). A organização inspeccionará os vestiários antes e depois de cada partido com cada delegado de equipa, para certificar que os referidos vestiários se utilizam correctamente. Por sua vez, o delegado de equipa comprometer-se-á por escrito a que, no caso de se produzir qualquer deterioro nos bancos, nos vestiários ou no terreno de jogo, o delegado, a equipa e a pessoa responsável pelos referidos deterioros ou destroços assumirão total responsabilidade pelos mesmos.

12. Inscrição de jogadores

Jogadores em diferentes categorias

Cada jogador, independentemente de que jogue numa ou em várias categorias, apenas poderá estar inscrito numa delas, concretamente na que corresponda à sua idade. Para poder jogar numa segunda equipa (sempre do mesmo clube), o treinador deverá apresentar antes do início do encontro –e seguindo as indicações do artigo 7 do regulamento-, a “Lista de jogadores” onde esteja inscrito o referido jogador e inscrever o jogador na acta do encontro.

13. Árbitros

Todos os encontros do Torneio serão dirigidos pelos árbitros pertencentes ao Colégio de Árbitros de Guipúzcoa e árbitros colegiados de diferentes países. O árbitro será a máxima autoridade no terreno de jogo, e terá o poder de suspender o encontro no caso de apreciar alguma atitude negativa no comportamento de uma equipa.

14. Reclamações

Os protestos ou reclamações deverão ser entregues por escrito ao responsável de campo, antes de transcorridos 60 minutos desde a finalização do partido em questão. A taxa de protesto (50 Euros) deverá ser liquidada no acto de entrega da reclamação. A taxa de protesto será reembolsada se a reclamação for aceite. A Organização não aceitará protestos derivados da actuação arbitral.

15. Comité de Competição

O comité reunir-se-á todos os dias depois dos jogos com os responsáveis de campos, para analisar todos os incidentes acontecidos durante a jornada. Todas as decisões do Comité de Competição são inapeláveis, e todos os participantes deverão respeitar estas decisões sem excepção.

16. Programa de jogo

O Comité Organizador reserva-se o direito de efectuar alterações no programa de encontros, tanto no que se refere à divisão de grupos, como aos horários e aos campos de jogo. A informação sobre estas modificações será notificada ao responsável da equipa. A informação sobre as modificações será disponibilizada na Internet e esta será a forma oficial de proceder a quaisquer modificações por parte da organização.

17. Bolas

Todos os encontros de Futebol de 11 serão disputados com bolas da marca ADIDAS e NIKE, tamanho 5. Nas categorias de Futebol de 8 jogar-se-á com uma bola ADIDAS, TAMANHO 4.

A organização não disponibilizará bolas para os aquecimentos prévios aos encontros, devendo cada uma das equipas trazer as suas próprias bolas para a realização dos exercícios de aquecimento.

18. Seguros

Todos os participantes do torneio estão cobertos por um seguro privado que cobre as eventuais lesões sofridas durante os jogos do torneio. O seguro inclui tratamento hospitalar na clínica privada “Policlínica Guipuzcoa”. 



Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias mediante el análisis de sus hábitos de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aqui.